Home » EMGA garante financiamento de 20M USD para Banco Improsa da Costa Rica
Africa Press Releases South Africa

EMGA garante financiamento de 20M USD para Banco Improsa da Costa Rica

LONDRES, Nov. 01, 2022 (GLOBE NEWSWIRE) — A Emerging Markets Global Advisory LLP (EMGA), pela segunda vez a trabalhar com o Banco Improsa, assegura uma linha de crédito de 20 milhões de dólares da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – AECID (assessorada pela COFIDES). Comentando a transação, Felix Alpizar, Diretor-geral do Banco […]

LONDRES, Nov. 01, 2022 (GLOBE NEWSWIRE) — A Emerging Markets Global Advisory LLP (EMGA), pela segunda vez a trabalhar com o Banco Improsa, assegura uma linha de crédito de 20 milhões de dólares da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – AECID (assessorada pela COFIDES).

Comentando a transação, Felix Alpizar, Diretor-geral do Banco Improsa, afirmou: “O Banco Improsa sente-se honrado por ser reconhecido pela AECID e COFIDES pelo seu historial e programas de financiamento e apoio às micro, pequenas e médias empresas costa-riquenhas (MPME). Com esta linha de crédito, continuaremos a contribuir para o desenvolvimento económico e social do país.”

Sajeev Chakkalakal, Diretor de Banca de Investimentos da EMGA, disse: “É um prazer, mais uma vez, poder apoiar a visão continuada do Banco Improsa, de apoiar as PME na Costa Rica, e fechar este acordo de financiamento com a AECID (assessorada pela COFIDES).”

José Luis Curbelo, Presidente e Diretor-executivo da COFIDES, declarou que “temos o prazer de apoiar a AECID no seu primeiro projeto de grande impacto com a EMGA e o Improsa na região da América Central. Esta transação servirá para financiar pequenas e médias empresas na Costa Rica, o que contribuirá para a criação e manutenção de empregos de qualidade e para a redução das desigualdades. Esperamos poder continuar com estas parcerias estratégicas, que aumentam o crescimento económico nos países em desenvolvimento através do reforço do setor privado com um apoio financeiro sólido.”

Carlos Jiménez Aguirre, Diretor-geral da FONPRODE e Diretor do Departamento de Cooperação Financeira da AECID indicou que “a formalização desta transação reflete os objetivos da Cooperação Espanhola de contribuir para expandir o apoio financeiro às micro, pequenas e médias empresas (MPME) da Costa Rica, uma vez que as MPME desempenham um papel fundamental na criação e manutenção de empregos decentes e na redução de desigualdades. A nossa intenção é expandir este tipo de apoio a outros países da América Central, facilitando o acesso das MPME ao financiamento, com especial atenção à integração das estratégias de género e das alterações climáticas nas atividades do setor privado.”

A Emerging Markets Global Advisory LLP, com sede em Londres, ajuda empresas e instituições financeiras de mercados emergentes a obterem novas linhas de crédito ou a reforçar os seus capitais próprios.

O Banco Improsa foi fundado em 1995 e é um banco de nicho de mercado especializado na prestação de serviços financeiros e fornecimento de soluções financeiras às MPME, as quais representam a maior parte da sua carteira de clientes. O banco tem um vasto historial na prestação de serviços de apoio e aconselhamento às MPME. A chave para o sucesso do Banco Improsa reside no seu compromisso com elevados padrões de serviço personalizado, ágil e flexível, que, juntamente com soluções financeiras personalizadas, lhe tem permitido alcançar uma posição sólida nestes segmentos. O Banco Improsa faz parte do Grupo Financiero Improsa (GFI).

O Fundo para a Promoção do Desenvolvimento (FONPRODE) é gerido pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) com o apoio da COFIDES (Instituição Financeira Espanhola para o Desenvolvimento). A AECID é o principal organismo de gestão da Cooperação Espanhola e está orientada para a luta contra a pobreza e a promoção do desenvolvimento sustentável. A COFIDES fornece assessoria à gestão do FONPRODE com operações de financiamento reembolsáveis que promovem o desenvolvimento social e económico dos países parceiros através de investimentos ou transferências de recursos económicos com carácter reembolsável. O FONPRODE pode assegurar o financiamento não-reembolsável ou reembolsável de dívida e capitais próprios. Exemplos de financiamentos reembolsáveis no âmbito do FONPRODE são os empréstimos a prestadores de serviços financeiros destinados à inclusão financeira.

A COFIDES, uma empresa pública que se dedica à gestão de fundos públicos e de terceiros, bem como dos seus fundos próprios, persegue vários objetivos: internacionalização da economia espanhola, promoção do desenvolvimento económico e reforço da solvência das empresas afetadas pela COVID-19. Entre os seus acionistas contam-se, para além do Estado espanhol, o Banco Santander, o Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA), o Banco Sabadell e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

Jeremy Dobson

info@emergingmarketsglobaladvisory.com

GlobeNewswire Distribution ID 1000754205

Calender

April 2024
M T W T F S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930